sexta-feira, 29 de abril de 2016

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA RÁDIO DIANA/FM

                                        Taxa de desemprego – março 2016

Sexta, 29 Abril 201
O Instituto Nacional de Estatística (INE) noticiou esta semana que a taxa de desemprego desceu 0,1% em Março, registando-se uma taxa de desemprego de 12,1%.
Sempre que esta taxa desce é positivo.
A taxa de desemprego teve um forte crescimento entre 2008 e 2013, passando de 7,6% para 16,2%, tendo sido o desemprego um dos efeitos mais negativos da crise económica que atingiu Portugal e que originou o Programa de Ajustamento de 2011/2014.
Não obstante, esta taxa tem vindo a apresentar sucessivas reduções, as quais, em parte, terão justificação na redução da população activa, a qual foi reduzida em cerca de 5% entre 2010 e 2015.
O aumento do emprego e o combate ao desemprego terá que ter resultados expressivos, de forma a eliminar desigualdades sociais e a promover maior inclusão.
Elevadas taxas de desemprego originam sempre uma maior exclusão social e custos sociais elevados.
O desemprego tem sido motivo de aceso debate, tendo sido invocadas n razões para serem contestadas taxas, redução do número de pessoas no desemprego, enfim, apresentando-se razões diferentes para justificar resultados atingidos.
O certo é que, pese embora a elevada taxa existente, ela já apresentou valores bem mais dramáticos.
O combate ao desemprego é uma questão prioritária, e sendo de fundamental importância, terá que ser matéria que deverá estar em permanente escrutínio.
A sensação que temos é que hoje este assunto parece ser menos abordado, e é matéria que mantém a sua inquestionável importância, pelo que deverá ser motivo para estar na primeira linha das nossas preocupações.
Ainda que pouco ambiciosa, a taxa de desemprego prevista em sede de OE/2016, a atingir no final deste ano, será de 11,3%. A criação de emprego será um dos indicadores que melhor evidenciam o crescimento da economia. Uma economia que não cria emprego é uma economia que não progride.
Privilegiar a competitividade, apostando numa economia em crescendo é o caminho mais avisado para a criação de emprego
Até para a semana
Rui Mendes


Sem comentários: