sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PATRIMÓNIO DO CONCELHO DO ALANDROAL ALVO DE RECONHECIMENTO

Apresentação Pública do Livro Arte Sacra no Concelho de Alandroal

A Fundação Eugénio de Almeida apresenta, no próximo dia 22 de outubro, às 18h00, no Auditório do Fórum Cultural Transfronteiriço no Alandroal, o livro Arte Sacra no Concelho de Alandroal, editado no âmbito do projeto do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora.

Na sessão de lançamento estarão presentes a Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Dr.ª Mariana Chilra, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, Cónego Dr. Eduardo Pereira da Silva, o coordenador técnico-científico do projeto, Dr. Artur Goulart e Dr.ª. Ana Cristina Pais, historiadora de arte.

Arte Sacra no Concelho de Alandroal apresenta diversas peças que resultam do levantamento, estudo e catalogação do património artístico disperso por igrejas, capelas, seminários e instituições religiosas do concelho, das quais se destaca uma pintura da autoria de Francisco Nunes Varela, prolífero pintor eborense com atividade registada durante a segunda metade do século XVII. Para além de excelente pintor, com obra dispersa pela arquidiocese, foi ainda autor de projetos de ornamentação sacra, como por exemplo o sepulcro da capela-mor da igreja da Misericórdia de Évora. Segundo o historiador de arte Vitor Serrão, a elegante Imaculada Conceição da Matriz do Alandroal é porventura o seu trabalho mais importante.


7 comentários:

Anónimo disse...

Faço votos que a Fundação tenha a arte de sensibilizar o executivo camarário para que este tenha um novo olhar paea o nosso património

Anónimo disse...

Tal como tiveram os executivos (leia-se presidentes) nos recentes 12 anos.
Só quem não quer lembrar-se, não recorda trabalhos de restauro executados em diverso património ... antes dos 12.

Iniciativa de aplaudir

Anónimo disse...

O nosso executivo tem medo de tudo, não arrisca nada e não tem olhar para coisa nenhuma, a não ser, estamos falidos, não há dinheiro, a culpa foi dos outros, como se não tivessem feito parte do executivo.
E assim se viu a força do PC nestas ultimas eleições, quer no Concelho quer a nível nacional, já nem são a terceira força politica do País, e vão perder muitas de certo como é completamente evidente o caso do Alandroal.

Anónimo disse...

Não é a Fundação Eugénio de Almeida ou outras que têm que sensibilizar a Câmara para este património, mas sim ao contrário, as câmaras é que têm que sensibilizar, sobretudo a paróquia em particular e a Igreja em geral, verdadeiros proprietários desse património.

Anónimo disse...

... feito parte do executivo? sim, fizeram e outros mais fizeram mas estes, a quem o seu perigoso e INCONSCIENTE ódio se destina, votaram CONTRA e/ou se ABSTIVERAM nas decisões sobre os ruinosos projectos que AMORDAÇARAM a vida futura do Município e dos seus cidadãos.
No pressuposto de que sabe do que fala, indique-nos os vereadores integrantes DOS EXECUTIVOS DOS 12 ANOS que votaram a favor, contra e/ou se abstiveram, não omitindo os da CDU, como de elementar justiça É ...

Fico expectante

Manuel Estanislau
51 anos
mulher e 2 filhos desempregados
Desempregado nº. 489 373

Anónimo disse...

Como é que uma Câmara insensíbel ao património consegue sensibilizar?
Dever-se-ia pensar na criação de uma associação para sua defesa com em Monsaraz.

Anónimo disse...

"indique-nos os vereadores integrantes DOS EXECUTIVOS DOS 12 ANOS que votaram a favor, contra e/ou se abstiveram, não omitindo os da CDU, como de elementar justiça "

Não é nada comigo e entendo a sua pergunta, mas na verdade caro Manuel, os antigos vereadores e presidentes do ainda então PCP na verdade nada tem a ver com a triste realidade dos vereadores actuais da dita CDU.
E por aqui me fico.