quarta-feira, 1 de outubro de 2014

TEXTO ALUSIVO AO DIA QUE HOJE SE COMEMORA – DIA MUNDIAL DA MÚSICA (Enviado por um leitor amigo do Al Tejo)

                                Música, a magia dos sons, celebra-se a 01 de Outubro 
No dia 01 de Outubro comemora-se, em todo o mundo, o  Dia Mundial da Música, uma arte que é preciso aprender a apreciar, tal como a pintura, o desenho e a escultura. 
Uma ciência pela forma engenhosa como combina o ritmo, a melodia e acaba o seu belo quadro com harmonia.
Qualquer que seja a forma e o estilo, a música é a magia que entrelaça os sons com os silêncios, deixando no ar o fascínio e a grandeza da criação.
Foram os gregos que estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente. 
A própria palavra música nasceu na Grécia, onde "Mousike" significava "A Arte das Musas". 
Era uma arte que abrangia, ao mesmo tempo, a poesia e a dança, e todas eram praticadas de modo integrado. 
Por exemplo os poemas recitavam-se com acompanhamento musical da Lira, daí o nome "Lírica" para denominar esse género poético.
Os instrumentos principais eram a cítara, a lira e o aulos (instrumento de sopro).
Os gregos atribuíam aos deuses a sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
O desenvolvimento da música paralelamente ao próprio desenvolvimento das cidades gregas, fez com que surgissem teorias filosóficas que procuravam compreender o seu significado e importância.
A data de 01 de Outubro, para comemorar o Dia Mundial da Música, foi instituída em 1975 pelo International  Music  Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
A proposta de consagração de um dia do calendário para celebrar a Música veio do violinista Yehudi Menuhin, um pioneiro da música desaparecido em 1999.
Esta proposta tinha como objetivo a promoção da arte musical em todas as suas vertentes, evolução de culturas, paz, amizade e sempre, sempre muito divertimento.
 Em Portugal esta efeméride é celebrada em muitos locais com a realização de concertos e outras apresentações em que a música é o elemento principal.
 Mais uma vez no Alandroal a MÚSICA e a sua importância passou ao lado, e que não nos venham dizer desta vez que não há dinheiro e que a culpa é de alguém, temos por cá uma excelente banda que poderia e devia ter brindado a música, a crianças e adultos se houvesse por aqui é claro, gente de cultura que a soubesse dinamizar e fomentar, e um executivo com uma política cultural séria e estruturada.
Por aqui mais do mesmo, a continuação do nunca visto e conseguido, a continuação da anti cultura sem música no dia da música e na maioria dos dias do ano.
Um amigo do Al Tejo
Devidamente identificado pelo Administrador do blogue



19 comentários:

Anónimo disse...

Toma e embrulha, Srª Presidente, grande texto, grande puxão de orelhas com muito bom gosto e muita cultura à mistura.

Anónimo disse...

Que pena.
Como é possível que a seguir a dois terços decalcados de um interessante escrito, o autor passe à humilhação de nós por cá.
Veja-se. Passo a citar: SE HOUVESSE POR AQUI é claro GENTE DE CULTURA e, mais à frente... CONTINUAÇÃO DA ANTI CULTURA sem música NO DIA DA MÚSICA e NA MAIORIA DOS DIAS DO ANO (note-se, na maioria dos dias do ano???).

Desastroso, e manifestamente descontrolado com a realidade.

Por aqui somos gente QUE EXIGE RESPEITO.

Lemos, ouvimos e lemos ...

Anónimo disse...

Tanta promessa no programa eleitoral e afinal tudo pura propaganda eleitoralista, no tempo do muda foi a tal cultura tão má e estes ainda estão piores, continuidade, continuidade , e nem isso sabem fazer, uma vergonha para este executivo e para a CDU já que a coisa anda tão dividida que não se sabe se este executivo é um dois em um ou vice-versa.

Anónimo disse...

O plágio é crime e além do mais é feio....
É verdade que os eventos culturais não são o que alguns do Alandroal gostariam e merecem mas, também é verdade que uma enorme maioria nem dá por isso porque está mais preocupada com a alimentação dos seus filhos e o seu (não) futuro!!!! Alegações destas são de quem não tem os pés na terra e pouco o preocupa o que nos trouxe aqui (será culpado!??) e como vamos aguentar este Calvario!!! Temos pena.

Critica da razão pura!!!!

Anónimo disse...

Faço um exercício de memória aos comentadores do blog e ao seu administrador. Quando é que se comemorou o dia mundial da música no alandroal?
Não me venham com balaelas que ainda na homenagem aos militares desaparecidos a nossa banda juvenil actuou, este ano já houve um encontro de bandas no alandroal que há muitos anos não se realizaca, a banda foi uma das associações organizadoras da festa de setembro e respondeu com muito trabalho e execelentes actuações, e ainda não há muito tempo tivemos um excelente contributo musical que envolveu crianças e adultos e idosos na abertura da escola popular. Tivemos um excelente festival da juventude e umas boas festa de setembro onde houve música para todos as populações. Não é por ser dia mundial da música que tem de haver algo, pois ela tem sido bastante homenageada ao longo do ano. Não venham politiquice barata. Há e recordo ainda a excelente actuação da tuna da universidade popular de portel, bem como a actuação da escola de música de hortinhas. Há este fim de semana há um festival de concertinas em hortinhas também apoiado pelo município.
bem hajam

Anónimo disse...

Por aqui somos gente QUE EXIGE RESPEITO.

Lemos, ouvimos e lemos ...

02 Outubro, 2014 00:32

TEM MUITA RAZÃO, EXIGIMOS RESPEITO DE QUEM PROMETEU E NÃO CUMPRE, DE QUEM ENGANOU DELIBERADAMENTE AS PESSOAS AO PROMETER COISAS QUE JÁ SABIA NÃO PODER CUMPRIR, QUER POR QUESTÕES ECONÓMICAS QUER POR OUTRAS MENOS LIMPAS COMO SIMPLESMENTE NÃO HAVER A CONSCIÊNCIA DA TOTAL FALTA DE CAPACIDADE PARA ESTAR Á FRENTE DE UM AUTARQUIA.
VENHA O TACHO E DEPOIS HAVEMOS DE NOS DESENRASCAR, AS PESSOAS E A TERRA MAIS UMA VEZ QUE SE LIXEM.
NÓS TAMBÉM LEMOS E OUVIMOS OU PENSA O COMENTADOR QUE ISSO É SÓ UM PREDICADO SEU?
NÃO VALE A PENA TENTAREM TAPAR O SOL COM A PENEIRA, JÁ POR AQUI NÃO SE ENGANA NINGUÉM, ESTÁ TUDO COM O RABO MAIS QUE ESCALDADO E JÁ NÃO SE ACREDITA EM VENDEDORES DE SONHOS E UTOPIAS, O QUE NOS INTERESSA É OBRA, COISAS REAIS, PALPÁVEIS, COMO POR EXEMPLO TEREM O BOM GOSTO DE COMEMORAREM O DIA MUNDIAL DA MUSICA, COM A NOSSA BANDA, OU COM OS CANTADORES DOS REIS, COM A PRATA DA CASA SEM SE GASTAR DINHEIRO, PORQUE ESTA INERCIA ESTE MARASMO É QUE NÃO ESTÁ COM NADA NEM NOS LEVA A LADO NENHUM E COMO SE PODE VER NÃO É SÓ POR FALTA DE DINHEIRO QUE AS COISAS NÃO ACONTECEM.
GRANDE COMENTÁRIO PUBLICADO PELO XICO MANUEL, PARABÉNS A QUEM O ESCREVEU, SIMPLES, OBJETIVO E CONCISO, POLÉMICO, JÁ O SEU CARO COMENTADOR DE 02 Outubro, 2014 00:32, COM TODO O RESPEITO, É UMA BOSTA SEM SENTIDO, QUE APENAS DENOTA UM SUSPIRO TIPO MORTE DO CISNE SEM ARGUMENTAÇÃO E COM ARES DE INTELECTUAL PARA DISFARÇAR O QUE NÃO É DISFARÇÁVEL, COMO A INCOMPETÊNCIA DESTE EXECUTIVO E DE QUEM O RODEIA.

PAULO BORGES

francisco tátá disse...

Senhor comentador das 12,13
Não percebo porque o administrador terá necessidade de fazer um exercicio de memória?
Não preguei prego nem estopa no artigo, não fiz qualquer critica ao facto da autarqia comemorar ou não o dia mundial da musica, sei perfeitamente de todos os espectáculos que se realizam (até porque os divulgo).
Apenas e tal como o faço em dias especiais me limitei a recordar a data e por sinal conjuntamente com o dia do idoso. E até coloquei um video com musica apropriada para os menos jovens.
Tire-me lá do filme se faz favor
Chico Manuel

Anónimo disse...


“Desastroso, e manifestamente descontrolado com a realidade.”

O que é desastrosa é a política deste executivo, e na ária da cultura o desastre é tão grande que nem existe política, vai-se fazendo por que tem que se fazer e porque se tem que dar continuidade a certos eventos, é chato mas tem que ser.

Descontrolado da realidade está o comentador e quer fazer passar a ideia que comemorar o dia da música com a possibilidade de se fazer sem gastar dinheiro envolvendo projectos locais é uma coisa tão complicada e difícil que não denota da parte dos responsáveis, incompetência, desconhecimento, falta de informação, ou simplesmente estarem-se nas tintas para a música e para o dia da música e para as pessoas que os elegeram.
Temos que levar com Endovélico quer se queira ou não e mais nada tem interesse ou importância no Alandroal, de facto o que é isso da musica, come-se????

São de facto importantes as manifestações em Lisboa, mas não só e não foi para irem ás ditas que foram eleitos e recebem o vosso belo ordenado ao fim do mês.

Também dou as minhas felicitações ao amigo do AL TEJO que escreveu o texto, para além da chamada de atenção deu para aprender alguma coisa sobre o dia internacional da música ao contrário de alguns comentários onde nada se aprende. Escreva mais vezes porque as águas tem que ser sacudidas e por aqui estão muito estagnadas, as águas e certas pessoas.

E por aqui me fico.

Um bom dia a todos.

Anónimo disse...

Quando é que se comemorou o dia mundial da música no alandroal?

Não sei nem me interessa, como munícipe e jovem músico gostaria que tal tivesse acontecido e como elemento da banda do Alandroal se o convite tivesse sido lançado decerto o teríamos aceitado.
Deixem lá de viver em função do que os outros fizeram, a CDU tem que fazer melhor e diferente, tentar chegar às metas do que se propôs fazer quer na ária da cultura quer de outras.
Se para muitos o dia internacional da música nada diz, se para alguns a musica não faz falta, estão no vosso direito, não queiram é castrar as pessoas e só porque assim pensam assim tenha que acontecer, a ditadura em Portugal acabou, mas pelos vistos os ditadores e a aquisição, não.
Com todo o respeito, é uma vergonha o que se passa no nosso Concelho a nível cultural, temos um executivo que se demarca das suas obrigações esquivando-se em desculpas do não há dinheiro que já não convencem.

VIVA A MUSICA E 25 DE ABRIL SEMPRE MAS COM OUTRA GENTE.

Anónimo disse...

DIA MUNDIAL DA MUSICA NÃO ASSINALADO NO ALANDROAL

TEMOS MÚSICOS, TEMOS ESPAÇOS, FALTOU O QUÊ SRª PRESIDENTE?

FALTOU INICIATIVA? NÃO SE LEMBRARAM? DESCONHECIAM? NÃO HOUVE VONTADE DE FAZER? DAVA TRABALHO? NÃO TIVERAM TEMPO? NÃO GOSTA DE MÚSICA? OS MUNÍCIPES NÃO MERECEM ? OU ACHA QUE A COISA É IRRELEVANTE?

É difícil à Humanidade viver sem esperança. Uma vida inteira de rotina, de negritude, de incerteza só pode ser aplacada por uma força interior que desperte no colectivo valores, verdade, sonho. À Arte compete o papel apaziguador da inquietação individual e a restituição da liberdade social.

A Música, essa imensa torrente agregadora, é a mais democrática das artes porque espoleta, pela sua inerência etérea, a projecção de cada um num universo interior desprovido de dogmas e onde todos, expostos às mesmas sonoridades, se permitem sonhos diferentes. Tal era o seu papel nas Tragédias de Ésquilo, Sófocles e Euripides: em auditórios repletos e magnetizados pelos horrores do que em cena se passava, como de resto na vida, era ao Coro e à Música, essa consciência visível, que cabia o papel catártico que havia de levar a assistência a um transe libertador, unificador, quase litúrgico, e onde se esvaziava muita da dor social.

Assim se cumpriram Monteverdi, Bach ou Mahler, e mais recentemente, Brel, Cohen ou Zeca.

Foi essa capacidade de chegar simultaneamente a tantos que tornou a Música em objecto tão apetecível. Das religiões à indústria, da publicidade às redes sociais, não terá havido actividade ou fins tão diversos que a não tenham instrumentalizado pela competência única que produz no indivíduo e no todo.

No dia Mundial da Música, celebramos a sua História e o seu papel ao longo dos séculos, a sua capacidade regeneradora e galvanizadora de vontades, mas também a sua magia e o seu mistério, os beijos de amantes cuja banda sonora jamais esquecerão, os hinos que marcaram revoluções, as canções que ouvimos na rádio e que nos fazem lembrar quem perdemos ou quem nunca conquistámos. A Música acompanha-nos desde que nascemos e fa-lo-á, sem sabermos, até ao nosso último silêncio.

E nestes conturbados tempos de empobrecimento tem cabido à Música iluminar o caminho de tantos, a restituição de um sentimento de dignidade e de pertença, a certeza de que afinal há esperança e por isso somos ainda Humanos e não bestas que se batem por ossos e por números.

Anónimo disse...

Pelos vistos nada se fez para comemorar o dia internacional da musica e nem para se comemorar o dia do idoso, é que hoje pela manhã bem cedo foram carradas para as manifestações, ficou este município que está endividado a trabalhar a 50% com boa vontade e depois as coisas não se resolvem, em vez de estarem a trabalhar andam nas manifestações.
É claro que estas deslocações tem que ser pensadas e trabalhadas e lá ficam coisas como o dia do idoso e da musica de lado, pois não há tempo para tratar de tudo.
E está a verdade aqui toda dita, até parece brincadeira,pois, mas no Alandroal é mesmo assim.

Anónimo disse...

Parece que não foram muitos pois a manifestação é pequena, é mesmo para activistas ferrenhos, mas foi o nosso chefe de pessoal, e como quando ele não está nada se faz, lá ficamos mais um dia em que no Alandroal nada se fez.
E assim se vê a força do PC.

Anónimo disse...

Será que a Direcção do maior grupo de músicos do concelho (a Banda) tem no seu plano de actividades a comemoração em 2014 do Dia Internacional da Música?

Terá formalizado alguma proposta nesse sentido á Autarquia?

Pergunto eu que sou sócio e nada sei do que se passa por lá.

Outros sócios saberão?

Será?

Anónimo disse...

CARO COMENTADOR DE 02 OUTUBRO 18,58, ISSO POUCO IMPORTA, O DIA MUNDIAL DA MUSICA ACHO QUE NUNCA POR AQUI FOI CELEBRADO E O MAIS CERTO É NÃO HAVER NADA MARCADO COM A BANDA PARA ESSE DIA PORQUE DE CERTO A BANDA TERIA CUMPRIDO.
ONDE AQUI SE QUER CHEGAR E A MEU VER MUITO BEM É QUE ESTE EXECUTIVO PARA ALEM DAR CONTINUIDADE A NIVEL CULTURAL DO QUE VEM DO ANTIGO EXECUTIVO, NADA FAZ, NADA CRIA E AGORA SÃO E BEM CRITICADOS PORQUE QUEM LER O PROGRAMA DESTE EXECUTIVO LÊ UMA DATA DE PROMESSAS DE EVENTOS E ATÉ AGORA NADA DE NADA, NÃO PODIAM FAZER NÃO PROMETIAM E AGORA JÁ NÃO PODIAM SER ACUSADOS DE COISA ALGUMA.
É DE FACTO VERGONHOSA A POLITICA CULTURAL DESTE EXECUTIVO QUE TAMBEM ACHO QUE NÃO EXISTE E A QUESTÃO JÁ NEM DE DINHEIRO PORQUE SE PODEM FAZER COISAS SEM O TER, A QUESTÃO É QUE NÃO FAZEM PORQUE NÃO SABEM.

Anónimo disse...

noticia da radio campanário prazo medio de pagamento a fornecedores do município do alandroal 31/12/2012, 377 dias 31/12/2013 410 dias 31/03/2014, 479 dias 30/06/2014, 548 dias para meditar, mas o que é que este executivo anda a fazer, um alandroalense.

Anónimo disse...

"mas o que é que este executivo anda a fazer, um alandroalense."

Não sei mas já me disseram que a coisa está tão má que o executivo já há meses que não recebe as remunerações a que tem direito

Anónimo disse...

Não sei mas já me disseram que a coisa está tão má que o executivo já há meses que não recebe as remunerações a que tem direito

03 Outubro, 2014 01:40

AÍ ESTÁ UMA COISA QUE EU NÃO ACREDITO, PROVEM QUE ASSIM É E TAMBÉM EU LHES TIRO O CHAPÉU.
E FRANCAMENTE NÃO PODEM SER ASSIM TANTOS MESES, AINDA NEM Há UM ANO CÁ ESTÃO.

MAS VAMOS AO QUE ME LEVA AQUI A DEIXAR O MEU PENSAMENTO.

ESTE ALERTA DO DIA INTERNACIONAL DA MUSICA SERVIU E BEM PARA ALERTAR AS PESSOAS E CRITICAR ESTE EXECUTIVO PELO QUE DISSE E PROMETEU FAZER NA ÁRIA CULTURAL E NÃO CUMPRE, NÃO FAZ.
FUI LER O PROGRAMA ELEITORAL DA CDU JÁ QUE POR AQUI FALAM NELE COM ALGUMA FREQUÊNCIA, E DE FACTO O QUE PROMETEM A NÍVEL CULTURAL É MUITO E A MEU VER DE BOM GOSTO, ASSIM O CONSEGUISSEM, MAS COMO POR AQUI FALAM E CONCORDO, NÃO DEVIAM TER PROMETIDO O QUE SABIAM NÃO PODER FAZER, POIS COMO SABEMOS A CDU FAZIA PARTE DO ANTIGO EXECUTIVO E DEVERIA SABER O VERDADEIRO ESTADO FINANCEIRO DO NOSSO MUNICÍPIO.

POR OUTRO LADO É MUITO BEM VISTO QUE A TEORIA QUE AS COISAS SÓ NÃO SE FAZEM PORQUE NÃO HÁ DINHEIRO NÃO PASSA COMO SE VÊ DE UMA DESCULPA, POIS TEMOS POR CÁ MÚSICOS, BANDA E OUTROS GRUPOS QUE BEM PODIAM TER ASSINALADO A DATA COM UM CONCERTO PARA OS MIÚDOS DA ESCOLA POR EXEMPLO, PARA OS IDOSOS OU PARA O PUBLICO EM GERAL.
NADA FIZERAM, SE CALHAR PORQUE SIMPLESMENTE NÃO QUISERAM OU NÃO SE LEMBRARAM PORQUE É TUDO GENTE MUITO OCUPADA, MAS NÃO VENHAM É COM DESCULPAS DE DINHEIRO, PORQUE AS RAZÕES SÃO OUTRAS ENTRE AS QUAIS, FALTA DE TRABALHO E INCOMPETÊNCIA NA ÁRIA.

UM BOM DIA PARA TODOS.

Anónimo disse...

Coitados, andam a trabalhar de borla, isto é que é amor pelo povo e pela terra.
Basta ver a poupança que fazem em não usar os carros do Município fora do horário de trabalho, só prova que quando chega a hora vão para casa e não estão ao serviço 24 horas como lhes compete e fazem os outros executivos. Todos os presidentes e vereadores dos municípios aqui ao lado utilizam os carros dos municípios que lhes são atribuídos, mas no Alandroal são diferentes, é gente de outro gabarito que quer dar o exemplo a nível nacional.
Tanta saloiada e tanta pimpineira, trabalhar e competência para resolver as coisas e ultrapassar as dificuldades é que está quieto, passam o tempo a alimentar novelas tipo automóveis e coisas sem qualquer importância e de mais valia para o Concelho e o que deviam não resolvem.

Bem já me desviei do assunto aqui em questão, de facto deviam ter feito alguma coisa no dia da musica pela importância que a mesma tem, como se pode ler no grande comentário de 02 Outubro, 2014 14:35, também esperava por outra sensibilidade e outra forma de ver e sentir as coisas da parte de um executivo que se diz de esquerda e da cdu, e desta Srª Presidente que pelos vistos então pouco tempo já perdeu sensibilidade e já se esqueceu de certos valores que sempre a vi defender.

E por aqui me fico

Anónimo disse...

Grande exemplo e é de aplaudir, deixar os carros à porta do município e utilizarem-no só em serviço, coisa que mais nenhum executivo fosse ela de quer cor fosse desse o exemplo. Aplaudo esta iniciativa não é andarem a passear com o nosso dinheiro.