quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                               Conhecer para propor

Quarta, 29 Outubro 2014 09:27
No passado sábado, dia 25, no âmbito das minhas competências partidárias e com intuito de melhor conhecer as valências do nosso concelho, fiz-me acompanhar de vários companheiros na deslocação à freguesia dos Canaviais para visitar quatro associações com sede nesta freguesia.
Para além de ter podido constar obras de grande relevo social, os representes que nos receberam sabem perfeitamente como conduzir os seus projetos.
A Associação dos Reformados, Pensionista e Idosos dos Canaviais, foi a primeira associação a ser por nós visitada. O seu presidente Senhor Manuel Caroço fez-nos uma visita guiada às instalações, onde pudemos constar as boas condições que são oferecidas aos cerca de cinquenta utentes do centro de dia. Para que os nossos ouvintes e leitores possam entender a dimensão e importância deste abnegado serviço social; são servidas mais de 300 refeições diárias, para além das refeições que são levadas aos domicílios.
Com efeito, o senhor presidente da ARPIC, informou-nos que está em projeto um Lar, uma obra que compreenderá mais de 2.000 m2 cobertos ,e, que disponibilizará mais de 50 camas e criará cerca de 20 postos de trabalho.
Por último, disse-nos o Senhor presidente que têm a intenção de constituírem um pequeno centro de fisioterapia de apoio aos seus utentes. Para o efeito, pediram apoio público para ajuda na aquisição das máquinas.
A Casa do Povo dos Canaviais foi a segunda associação a ser visitada e fomos recebidos pela presidente Senhora D.ª Ana que nos descreveu a história da instituição. Foi criada em 1911 e, salvo o erro, fora a primeira constituída no distrito de Évora. A casa do povo tem cerca de 500 associados e promove festas, com alguma regularidade, de pelo menos, uma por mês, para complemento das suas receitas. Para além de outros serviços que disponibiliza, é de relevar o que é prestado às crianças do ensino básico, no âmbito da ATL.
Relativamente às instalações, estão ser realizadas algumas obras de melhoramento, na cozinha e nas casas de banho. Por fim a Senhora Presidente disse-nos que pretende criar um berçário para dez bebés.
De seguida visitámos a Associação de Jovens dos Canaviais com sede nas antigas instalações da escola do ensino básico. O senhor presidente Pedro Gouveia disse-nos que era intenção aumentar o número de associados, como, também, dinamizarem as atividades existentes.
Por último, visitámos o Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais cujo presidente, Pedro Grazina, informou esta delegação do PSD de Évora acerca das inúmeras atividades desportivas e de formação que tem levado a cabo. Recorde-se que o GDRC é hoje um dos principais clubes de formação no futebol, nomeadamente nas camadas mais jovens, mas que também promove outras modalidades desportivas, p.e, patinagem, colaborando ainda com vários clubes da cidade na promoção de eventos desportivos. O GDRC tem-se destacado pela dinâmica da sua direção, tendo recentemente promovido um Festival da Cerveja e Marisco que teve um enorme sucesso na dinamização da freguesia. Pedro Grazina realça a necessidade da existência de um apoio mais regular e mais forte por parte da Câmara, informando ainda que mesmo sem grandes apoios, promove inúmeras iniciativas que envolvem centenas de jovens.
Pelo que é com enorme satisfação que pude constatar que há bons exemplos de dinâmica da sociedade civil. São estes os bons exemplos que deverão ser replicados a nível de todo o concelho de Évora.
José Policarpo


Sem comentários: