quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O DIABO NA CRUZ

i)         
O Al tejo vai, por hoje, ensaiar o direito editorial particular de desafiar a sua própria ingenuidade. Estamos no Alentejo por isso deixem lá passar esta “brincadeira muito séria” fazendo vir ao de cima algo do que nos vai no espírito.

         Ora bem. Para ser francamente realista devo evidenciar que “o conflito israelo-palestiniano” em curso não tem solução visível para além da carga e das rivalidades religiosas muito intensas que vem acumulando ao longo da história.
Mas para ser francamente idealista (mas não ingénuo), por vezes, ainda sonho, que poderia haver uma solução: a de integrar, na União Europeia, no mesmo dia e à mesma hora (tal como sucedeu com Portugal e Espanha) o Estado Palestiniano e Israel. Seria a aventura politica exemplar deste século XXI no Médio Oriente.
Isto desde que os 28 Estados da U.E. estivessem, por unanimidade, de acordo. Mas como não estão, nada feito e o conflito continuará sem ter resolução. Além do mais, porque uma tal vontade custaria muito dinheiro aos países ricos que não estão para isso nem sequer para se arriscar num mínimo de custos da paz entre nações vizinhas.
Eis assim de novo a estaca zero ao fim do terceiro cessar fogo, à espera de uma qualquer trégua duradoura definitiva que não virá e, para já, à custa do montão de 12 000 casas arrasadas e perto de 500 crianças mortas.
ii)              
A SOMBRA das CAUSAS
          Têm a ver com o HAMAS que nasceu na Faixa de Gaza (1973) apoiado por Israel e venceu eleições dando-se depois à tarefa de criar uma rede de escolas, infantários, clinicas, etc.
Portanto, o HAMAS, é um grupo radical apoiado por Israel como contrapeso ao inimigo central de Israel, a Organização de Libertação da Palestina de Y. Arafat que, entretanto, foi envenenado sendo considerado o principal responsável pelos ataques terroristas contra Israel.
iii)               
A CAUSA das SOMBRAS
Só após os Acordos de Oslo de 1993 é que o HAMAS se tornou a “besta negra dos israelitas”. A mutação do HAMAS confirmou-se em 1994 quando começou a fazer ataques suicidas enquanto Israel recuperava a táctica dos assassínios selectivos matando o xeque Yassim.
Mais coisa menos coisa (todas elas significativas da desorientada desconfiança mútua e, particularmente, da falta de lideranças capazes, penso eu) este capítulo que agora se abriu durará até à próxima violentíssima actualidade dos telejornais..
O HAMAS tem o poder em GAZA e a Palestina na prática dividiu-se na Cisjordânia onde manda a Fatah enquanto o Hamas domina em Gaza. Somam-se as três últimas e poderosas operações militares de Israel e cá temos parte do tal cenário histórico irresolúvel.
A não ser que, digo eu, com uma nova dose acrescida de ingenuidade, os USA, Rússia, a Arábia Saudita e o Irão decidissem acabar com o fornecimento de armas e de dinheiro.
Vamos ficar por aqui.                    

iv)                
Em conclusão, o mundo das relações internacionais está cheio de presentes envenenados e guerras mortíferas a que o Al tejo, o Alentejo, e o Alandroal não são insensíveis…
Numa perspectiva local, há que reparar, se bem que pelo lado benigno, que também há por aqui alguns políticos locais que têm uma cara, mostram duas, jogam com três e, às vezes, até ameaçam com quatro. Parece um bocado exagerado mas já assim foi visto.
Porque querem todos a sua talhada de melancia, sem repararem que o melhor seria produzirem algum “sumo de melão” de boa qualidade nos anos que medeiam as eleições autárquicas.
  O Al tejo, sempre atento a estas posições, envia pois daqui um metafórico “recado” : aos grilos que chilreiam, às cebolas que não se descascam ou aos nabos que crescem na altura das eleições para se disporem, de uma vez por todas, a debater e a reflectir estrategicamente o futuro do Concelho entre as eleições locais. Com uma reflexão séria, ocupando os ditos anos que separam periodicamente as votações.
Isto sim, seria fazer coisas com sentido do presente e de futuro. E com utilidade social para um Concelho que também vai tendo as suas “Faixas de Gaza” empobrecidas à mercê dos vendedores de banha da cobra eleitorais cobertos pela sombra.
 Fiquemos neste ponto.

  Melhores saudações. Mais e Melhores Festas…! 

    António Neves Berbem
   (28/8/2014)

  Ps. Se julgam que isto é mais uma utopia, sem pés nem cabeça, vejam como um simples Francisco, Papa, acabou de ir à Coreia dizer-lhes directamente, em casa deles, que a reunificação tem de acontecer, uma vez que a península continua provisoriamente dividida e estrangulada desde 1948.
A parvoíce total foi que os coreanos do Norte “se assustaram” e lá dispararam mais 5 mísseis. Obviamente sem consequências. Mas, já viram bem como é que anda a cabeça de certos chefes políticos…que têm umas armas em armazém e aparecem armados em “Diabos na CRUZ”.


2 comentários:

Anónimo disse...

Texto interessantíssimo no seu "metafórico recado", do DIABO NA CRUZ????
Grilos, cebolas, nabos e MÁ NADA.
Que péssima açorda.

No meu analfabético recado de GENTE DO POVO...e l e s transportam de cima para baixo a NEGRITUDE do que está acontecendo ao País. Com ezemplos bem «sentidos» de uma dúxia de años desse transporte ODIENDO.
Não, não queremos cá mais gente dessa estirpe...nunca se sabe ao que vem e, vale mais bani-los logo de terem ALCANCE a algo DOMINADOR.

O senhor e muitos outos entendem na perfeição o que escrevo.

Ó lá seentendem!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Que comentário. Caramba!!!, ainda se escreve assim.

Nota Máxima

Pero Rodrigues