quarta-feira, 23 de abril de 2014

UM MISTÉRIO POR DESVENDAR


Esta fotografia, obtida com a máquina pousada no chão, retrara o inicio das escadas que dão acesso às bicas da Fonte da Praça.
Reparem que o lancil  tem a letra P gravada no mármore.
Será essa mesma letra o inicio de uma sequencia de outras?
Uma coisa é certa: a mesma não pertence à construção original, pois os mais antigos devem-se recordar que até ás escadas havia calçada.
Será uma pedra tumular colocada na vertical?
Não seria de investigar?

Texto e foto: F. Tátá
Indicação Albarram

5 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser uma marca de canteiro, mais duvidoso, ou uma reutilização, o mais certo de pedra tumular. Não é invulgar, para investigar era preciso desmontar e o mais provável era ficarmos a saber o mesmo.

Anónimo disse...

PArece-me que a marca do canteiro era mesmo isso só uma marca .È a minha opinião sem querer entrar em polémica com ninguém acho que o que se pode observar é uma parte de uma qualquer inscrição que existe na pedra ...È uma opinião

Anónimo disse...

Não entra em polémica, não senhor, como digo como marca de canteiro é duvidoso, não por ser uma letra, porque as há (S, C, etc), mas sim pela sua perfeição. Concordo que o mais provável é ser uma inscrição numa pedra reaproveitada.

Anónimo disse...

O Problema seria conseguir ordem para se verificar o que de facto se trata e sendo uma lápide funerária ser recolocada em sitio mais apropriado do que aquele; Dependendo da "figura" histórica ou não que ali possa estar "homenageada" Fica a sugestão vale a pena tentar averiguar...

Anónimo disse...

Metam-se nisso metam... ninguém se lembra em que deram as escavações no castelo de Alandroal? bolas... melhor mesmo é deixar estar que o dinheiro está muito caro... (se me faço entender).