quarta-feira, 23 de abril de 2014

MEMÓRIAS - Chico Manuel

                                                      A ESPLANADA

Recordemos hoje mais um local, que teve grande  relevo em épocas passadas e que presentemente se encontra ao abandono e totalmente degradado.
Vamos escrever e recordar a Esplanada.


Situada ao fundo da Rua Dr. Xavier Rodrigues e tendo como vizinhos: uma das zonas com alguns dos edifícios mais bonitos do Alandroal,  ainda o renovado Quartel dos Bombeiros, alem de uma ampla e bonita rotunda, vizinha de um moderno e bem tratado edifício que alberga o Centro de Saúde, encontra-se o degradado, envergonhado e abandonado local que outrora deu pelo nome de Esplanada.


Fui sempre um frequentador assíduo da Esplanada, não só porque morava na Rua onde a mesma se encontra, mas ainda porque era um local onde não se colocavam quaisquer entraves á sua entrada e no mesmo se praticava patinagem por quem sabia, desporto que sempre me fascinou. Claro que também muitas vezes ali disputei renhidos jogos de hóquei, mas sem patins, modalidade bem acarinhada por todos os portugueses nos tempos áureos de Moreira, Cruzeiro, Adriano, Velaso e Bouçós, grandes campeões do mundo.
Segundo reza a história foi a mesma concebida para as figuras grades de então realizarem os seus convívios, (chás dançantes, exibição de cinema, pratica de jogos, teatro e acima de tudo patinagem.
Eram proprietários desse espaço o Dr. Xavier, o Dr. Barrento, e o Sr. Joaquim Martins, figuras relevantes do Alandroal nessa época.
Guardo ainda na memória os grandes bailes que nessa altura ali se realizavam, normalmente abrilhantados pela Orquestra Bass, considerada uma das melhores orquestras do sul do país, oriunda do Alandroal, mas que pouco gostava de actuar na sua terra.
Por motivos que desconheço a Esplanada cessou a sua actividade e caiu no abandono, tornando-se um local degradado face ás tropelias a que foi sujeita pelos alunos do Colégio, a funcionar ali bem perto.
Passados alguns anos um grupo de amigos resolveu chamar a si a reabertura e funcionamento da Esplanada. Após a cedência de dois dos proprietários Dr. Xavier e Dr. Barrento, e sob a ameaça de ocupação (actividade muito em voga na altura), o Senhor Joaquim Martins embora com muita relutância concedeu a devida autorização abdicando assim os antigos proprietários da posse do referido espaço.
Viveu-se nessa altura um dos momentos de maior empenho de toda uma população em prol do bem comum, pois desde cavar, arrancar silvas, rebocar, caiar, arranjar o pavimento, toda a população se empenhou a sério na recuperação da Esplanada, e até um parque infantil ali foi construído de raiz.
Regressaram as noites de bailes, os concertos, o cinema, o teatro e uma infinidade de actividades culturais.
Só que viveu-se nessa mesma altura um dos períodos mais conturbados da implantação da democracia, onde a falta de respeito, os atropelos à lei, a imposição de ideais a qualquer preço eram o pão-nosso de cada dia.
Em suma: aos poucos o projecto foi-se degradando, tornou-se inviável e não houve outra alternativa senão fazer entrega das chaves à Câmara Municipal, no intuito de a mesma se tornar património municipal e salvaguardar o espaço no que dizia respeito à sua conservação.
Reabriu passado algum tempo para que nesse mesmo local se efectuassem torneios de futebol de salão, organizados pelo Juventude Sport Clube, num dos seus períodos mais brilhantes, e que todas as noites levavam centenas de adeptos ao local.
Segundo julgo saber, não o posso afirmar com toda a certeza, a Esplanada foi doada para fins de construção de Sede própria ao Juventude Sport Alandroalense, já lá vão largos anos.
Impõe-se portanto deixar no ar a seguinte questão:
Existe ou não o J.S.C.?
Quem o representa?
Terminou definitivamente?
Quem são os actuais proprietários da Esplanada?
Se é o J.S.A. – que fins lhe tenciona dar? Quem é o responsável pela conservação e manutenção?
Se é a Câmara Municipal – o que pensa fazer naquele espaço?

Responda quem souber!

Chico Manuel  


3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia SrºFramcisco,muitas recordaçoes desse local,sobretudo dos inumeros jogos de futebol que ai joguei,quer pela equipa do "colegio",como lhe chamava-mos,quer depois pela equipa do liceu e ainda e sempre pela equipa do Centro Cultural e Desportivo das Hortinhas,mum dos ultimos sai de lá com uma fratura do braço,depois de ter defendido um remate do jogador com o pe esquerdo mai potente que jamais defrontei.Abraço

francisco tátá disse...

Caro ANÓNIMO (claro e óbvio) que me dirigiu um comentário:
O senhor(a) mesmo disse que duvidava que o seu comentário fosse colocado, o que demonstra que o mesmo foi feito de má fé.
Mas não o é pelos motivos que o Senhor pensa... ao contrário do rigor que procuro ter quando fazem comentarios menos próprios, a roçar a imbecilidade, a imiscuirem-se na vida particular, a levantar suspeitas, a dizer inverdades, nada disto me afecta e terei todo o gosto em colocar o seu comentário, exigindo apenas que não se esconda cobardemente no anonimato. Se assim o fizer, terei todo o gosto em manter uma conversa franca e educada, como é meu timbre e dar-lhe as explicações e justificações que solicita. É que ao contrario do que afirma não pretendo espicaçar seja quem for (ou doeu-se?), mas apenas recordar algo a que dediquei muito esforço e trabalho e que pretendo não caia no esquecimento.
Repito: Tenha coragem, não mande pedras a coberto de não ser ninguem (anónimo), e terei todo o prazer de o esclarecer sobre muito daquilo que eu sei e o Sr. (a) pretende esconder.
Debater sim, mas com quem eu posssa olhar olhos nos olhos.
Passe bem, e não invoque ideais de Abril porque ai tem muito que aprender, Os Capitães de Abril nunca se esconderam e mostraram bem a cara.
Chico Manuel

Anónimo disse...

Ainda nunca consegui entender estas guerras entre os pobres, a pretexto de... Sei lá! Tudo o que possa gerar controvérsia e sem qualquer interesse pessoal, individual ou coletivo.

O defeito deve ser meu: por isso peço desculpa por estar a contribuir para dar notoriedade a assuntos, que a meu ver o não merecem.

Boa tarde, e, boas festas! Vão Terena, à Boa Nova. Participem, de boa fé! Apesar de tudo... Ainda estamos vivos, o que só por si já é ótimo!...